domingo, 16 de maio de 2010

"Dia Nacional de luta contra o abuso e a exploração sexual de criança e adolescente

Durante este mês de maio diversas ações serão realizadas na cidade para marcar o dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Na terça feira, dia 18 de maio, quem passar pela Praça Sete receberá flores e informativos sobre violência sexual. A Flor é símbolo da infância e, ao mesmo tempo, demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual. Com a campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes convoca toda a sociedade a assumir essa bandeira utilizando uma flor no dia 18 de maio.

Feira de Artesanato

Quem for à Feira de Arte e Artesanato da Avenida Afonso Pena no domingo, dia 23 de maio, também poderá participar da campanha “18 DE MAIO, durante as atividades que serão realizadas junto ao projeto” Escadaria“ da Empresa de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), na entrada do prédio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. (Afonso Pena, 1212), entre 9h30 e 12h.
Durante todo o mês, haverá diversas ações, desenvolvidas pelas Comissões Operativas Locais em todas as Regionais de Belo Horizonte.

A iniciativa é uma ação conjunta da Associação Municipal de Assistência Social – Amas -, Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social e da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, (por meio das Comissões Operativas Locais do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil – PAIR).

O dia 18 DE MAIO, instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória–ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

Dados do Serviço de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes da PBH - indicam que de janeiro a agosto de 2009, foram atendidos 1.030 casos de violências nas nove regionais da cidade, sendo que 90% das denúncias foram de abuso sexual e 10% de exploração sexual.

A Campanha é uma estratégia de mobilização do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto Juvenil – PAIR, e visa garantir os direitos da infância e juventude como estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O PAIR tem a finalidade de integrar as políticas setoriais para a construção de uma agenda comum de trabalho entre Governos, Sociedade Civil e Organizações Internacionais, através de ações de prevenção e atendimento a criança e adolescentes vulneráveis ou vítimas da exploração sexual.
A violência sexual praticada contra criança e adolescente é uma violação dos Direitos Humanos, em especial, do direito à vivência sadia da sexualidade. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas e/ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais e/ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças adolescentes.

Assim, pautar o 18 de Maio nas nossas agendas é demonstrar que todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, mídia – estamos convocados e comprometidos em fazer a nossa parte no enfrentamento da violência sexual e promover as condições para o desenvolvimento digno e feliz de crianças e adolescentes."

Fonte :http://www.amas.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário